Para ver correctamente este sitio, por favor, actualice su navegador. Gracias por su comprensión.

Inicio
facebook twitter

Periscopio Arte Contemporânea

Fundada em 2015 em Belo Horizonte, Brasil
Dirigida por Rodrigo Mitre, Alexandre Romanini e Altivo Duarte

Quando a galeria precisou de um nome para se constituir, o Artista e professor da Belas Artes – UFMG Marcelo Drummond apresentou o nome Periscópio. Causou estranhamento a todos, pois a palavra era desritmada, era comprida de mais e naquele momento não se conectava a arte contemporânea . Esse substantivo masculino, de dez letras e cinco silabas era desconfortável. Mas as lembranças da infância e a instalação de Guto Lacaz no Arte Cidade II fizeram tomar gosto pela nome. Logo o “Aparelho óptico, formado de lentes e prismas de reflexão total, que permite ver por cima de um obstáculo.” fundiu-se ao conceito arte como disciplina capaz de“ transformar nossa forma de pensar” citando Volz, Jochem. Quando você está aqui e enxerga lá.

O imóvel passou por uma grande restauração para que o espaço fosse incluído como um dos aparelhos culturais da cidade. Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor e diferenciado para artistas, colecionadores, estudiosos e também ao público apreciador de arte e manifestações culturais de qualidade, catalisando encontros e proporcionando oportunidades para quem tem na arte contemporânea um tema de interesse. Mesclando ambientes para as artes, este espaço cultural da capital mineira está instalado num casarão da década de 20, localizado na Avenida Álvares Cabral, 534, Lourdes, entre Ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, e projetado por Oscar Negrão de Lima. O imóvel atualmente é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal e a vizinhança é nobre, a galeria fica ao lado do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Fonte: pericscopio.art.br

Artistas
Andrea Brown – Camila Lacerda – Éder Oliveira – Ernesto Neto (acervo) – Fábio Baroli – Fábio Tremonte – Guto Lacaz – Ivens Machado – José Lara – Letícia Grandinetti – Lucas Dupin – Lucas Simões – Mac Davi – Marcelo Drummond – Márcio Diegues – Marcone Moreira – Mauro Restiffe – Randolpho Lamonier – Rodrigo Cass (acervo)

Esta página está también disponible en: Inglés