Para ver correctamente este sitio, por favor, actualice su navegador. Gracias por su comprensión.

Inicio
facebook twitter

Paço das Artes

Fundado em 1970
Direcção: Priscila Arantes

Situado em um prédio de arquitetura modernista na Cidade Universitária, o Paço das Artes – instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – foi criado em março de 1970. Desde 1994, a instituição ocupa o edifício ainda inacabado, projetado na década de 1970 pelo arquiteto Jorge Wilheim.
O espaço tem como objetivo organizar e manter exposições de arte contemporânea, promover cursos, palestras, workshops, conferências, audições e intercâmbios artísticos.

Outras missões da organização são incentivar a produção de obras, formar novos agentes – principalmente, jovens críticos, curadores e artistas –, difundir a arte contemporânea nacional e internacional, além de divulgar assuntos relacionados à área de sua especialidade.

As atividades ocupam o espaço expositivo, o espaço do quadrado –criado há dois anos–, as salas de palestra e de vídeo. Os eventos se expandem eventualmente ao subsolo, ao jardim e à área externa do Paço das Artes.

A vocação experimental da instituição é atestada, em especial, pela legitimação do programa Temporada de Projetos, que há quase 20 anos possibilita a emergência de aproximadamente 225 artistas, 60 curadores e críticos.

Anualmente, nove projetos artísticos e um projeto de curadoria são desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras, e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, em 1997 (quando ainda era bienal), o programa recebeu mais de 5.000 portfólios e contabilizou mais de 260 exposições.

Esta página está también disponible en: Inglés