Para ver correctamente este sitio, por favor, actualice su navegador. Gracias por su comprensión.

Inicio
facebook twitter

Casa Comum

Inaugurada em 2016

Casa Comum é um projeto de residência onde os artistas/criadores formarão um coletivo temporário e multidisciplinar.

A proposta principal de Casa Comum é a experiência da arte como prática coletiva. Os participantes serão escolhidos a partir de suas pesquisas em diferentes meios, de forma que o resultado das criações reflitam experiências de complementaridade ou contraste. Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos, algumas etapas do processo poderão ser abertas ao público – pesquisas, experimentos, testes e projetos serão compartilhados, estimulando a reflexão sobre o fazer e criar coletivo, as relações entre ateliê e cidade, arte e vida.

O espaço será vivenciado e gerido coletivamente, tendo como ponto de partida os cômodos da casa, para, durante o processo, transbordar para a cidade, incorporando a relação com o público e com os habitantes do entorno.

As experiências estéticas, sensoriais e conceituais culminarão em uma exposição a ser apresentada no local ao final da residência. Os participantes serão estimulados a registrar e compartilhar o processo através do site www.casacomum.art.br, que poderá conter desenhos, projetos, textos, discussões entre os artistas/criadores, além de colaborações de outros agentes da cidade, como moradores da região, o público e os curadores.
Podem participar artistas visuais, artistas sonoros, performers, dançarinos, escritores, arquitetos, cenógrafos, músicos, fotógrafos, cineastas, pesquisadores, curadores, ativistas, produtores culturais e demais interessados no formato desta residência.

A idealização e coordenação do projeto são de Marina Fraga (editora da Revista Carbono, curadora dos Encontros Carbônicos) e Lis Kogan (direção e curadoria do festival de cinema contemporâneo Semana dos Realizadores). Ambas comporão a equipe de seleção junto a outros curadores convidados, e acompanharão o processo criativo durante a residência.

Casa Comum é um projeto contemplado pelo edital de fomento direto Viva a Arte! da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esta página está también disponible en: Inglés