Residência Artística Cambridge
Foundada em 2016 em São Paulo, Brasil
Dirigida por Juliana Caffé e Yudi Rafael
A Residência Artística Cambridge é um projeto voltado ao desenvolvimento de propostas artísticas e culturais na Ocupação Hotel Cambridge, situada na região central da cidade de São Paulo, entre março de 2016 e janeiro de 2017.
Trata-se de um programa de residências com ênfase em práticas colaborativas, desenvolvidas em diálogo com a comunidade local e com parceiros, cuja pesquisa se relaciona com assuntos ligados ao cotidiano da ocupação, sua história e seus modos de inscrição e atuação nas dinâmicas da cidade.
O projeto surge da parceria entre os curadores Juliana Caffé e Yudi Rafael com o intuito de articular pesquisas e atividades no contexto da ocupação. Para tanto, a dupla curatorial convidou quatro artistas e um escritor para realizar quatro residências de 3 meses cada uma, Ícaro Lira, Jaime Lauriano e Raphael Escobar, Virgínia de Medeiros, e Julián Fuks. A partir da residência do artista Ícaro Lira, também passou a integrar o projeto como pesquisador residente o antropólogo Alex Flynn.
Durante o período de trabalho de cada residente o programa prevê a realização de uma série de atividades públicas nas áreas comuns do edifício, e um projeto editorial, desenvolvido junto com a curadoria e interlocutores convidados, a ser lançado e distribuído gratuitamente no local.
RESIDENCIES
- from March to May 2016 - Ícaro Lira - residential program for artists - Occupation Hotel Cambridge
- from June to August 2016 - Jaime Lauriano and Raphael Escobar - residential program for artists - Occupation Hotel Cambridge
- from September to October 2016 - Julián Fuks - residential program for writer - Occupation Hotel Cambridge
- from November to January 2017 - Virgínia de Medeiros - residential program for artists - Occupation Hotel Cambridge
- from March to January 2017 - Alex Flynn - residential program for research - Occupation Hotel Cambridge


Inicio